quarta-feira, 20 de outubro de 2010

LUTA PELA MANUTENÇÃO DO CURSO NORMAL

Na manhã desta segunda-feira (18) recebemos a cópia de uma correspondência que está sendo enviada pela Irmã Cecília I. Rigo do colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, aos candidatos a presidência neste ano, para que coloquem em seus planos de governo a garantia de manter o Curso Normal - Magistério - Nível Médio em funcionamento.
A possibilidade do fim do reconhecimento do curso vem causando temor nos alunos da região, em especial no colégio Aparecida de Canguçu. Na carta irmã Cecília - diretora do colégio em Canguçu - lembra que os novos governantes pretendem aumentar vagas em creches e escolas com turno integral, áreas de atuação de quem está no curso normal.
Também na carta está o pedido para que oportunize a formação superior de professores sem dispensar o curso normal. "Ele é o primeiro amor, a base fundamental e imprescindível para que tenhamos professores apaixonados pela educação", disse Irmã Cecília.
Junto a carta são entregues 10 motivos para que seja mantido o curso normal e aprovado o substitutivo nº 01/2010 do PLC 280/2009. Confira:

01 - A desvalorização do Curso Normal será uma grande e irreparável perda para a educação Brasileira, acabará com a base fundamental do exercício docente, "O Primeiro Amor pela Educação!".
02 - A realidade de nosso País tem demonstrado a carência de professores com formação de base para atender escolas, principalmente no interior.
03 - A Qualidade de trabalho dos nossos normalistas é mais eficaz, especialmente quando se trata da Educação infantil e Anos Iniciais.
04 - Ao cursar oi normal o aluno dispõe de mais tempo para se aprofundar, exercer práticas de ensino, desenvolver a criatividade, além de identificar-se com as crianças.
05 - É neste nível que se incrementa o desenvolvimento da sensibilidade, da motivação, da criatividade, do senso de justiça e participação aliados ao Elã tão próprio do jovem.
06 - O Curso Normal além de preparar par o exercício da docência, prepara a pessoa em todas as áreas humanas para que seja um cidadão consciente.
07 - Reconhecemos o valor dos cursos concentrados ou a distância de 3º grau, mas a maioria destes alunos já trabalha em outras áreas, por vezes, carece de tempo e processo para uma boa formação inicial, especialmente na questão pedagógica.
08 - Reconhecemos a necessidade e a importância da continuidade de formação do professor nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas. Acreditamos, no entanto, que se tiver por base o Curso Normal, a formação será mais completa e eficaz.
09 - Tem crescido a oferta de cursos para formação de tecnólogos em nível médio, nas diversas áreas, tendo em vista a iniciação ao trabalho e a maior qualificação em serviço. O mesmo não deve acontecer com a formação inicial do jovem professor?
10 - Conseguiu ler até o final? Agradeça aos professores da sua base escolar!


Nenhum comentário: