quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PROFESSOR /HERÓI

        A Professora aposentada Zaida Vargas Pureza nos contou...

        Fez concurso em 1948, com o então Prefeito Victor Marques Porto, a Secretária de Educação da época  era Florisbela Barbosa.
       Iniciou a trabalhar ainda no mesmo ano, 1948, lecionando na Vila Silva, numa casinha  ao lado de um velho moinho que ainda se mantém. Dava aula de 1ª  à 5ª série, num total de 46 alunos, entre eles a professora lembrou do sr. Carlos Mota e da  professora Osnelda.
       Na época não tinha merenda e fazia planejamento das aulas, mas baseava-se mais em livros. Buscava ajuda com a professora Neuza Paes do Amaral (Grupo Escolar) e com a Secretária Florisbela.
      As  instalações eram precárias e a professora pagava o aluguel da escola com o seu salário.Não tinha mobiliário e o seu pai, sr. Pompílio Vargas, fez as classes e bancos e doou para a Escola. Nessa época o Prefeito foi na escola mas, embora com insistência da Secretária, não quis descer.
       Ganhava Cr$ 321.000,00 e valia mais do que se ganha hoje, comprava-se muito mais coisas.
      Aposentou-se  com 29 anos de Magistério.
      Contou ela que em 1948 lecionava-se todos os dias úteis da semana e também no sábado até as 10 h.
      No inverno era 15 dias de férias e no verão segunda quinzena de dezembro, janeiro e fevereiro. As aulas começavam em março.
     Os aumentos dos professores não  eram iguais aos dos demais funcionários e davam o aumento quando queriam, não tinha lei que apoiasse a classe.
       Lecionou no Posto Agropecuário, na casa dos Padres e depois em sua residência na Baixada do Rodeio.
       A professora Zaida teve 10 filhos e a Licença Gestante era de um mês.
       Hoje considera-se vitoriosa, aos 80 anos continua sócia do SIMCA onde vem todos os meses.
       Parabéns, professora Zaida!
       Sua persistência, carinho e dedicação, com certeza, deverá servir de exemplo a muitos Educadores iniciantes na Carreira.

Nenhum comentário: