A Professora aposentada Zaida Vargas Pureza nos contou...
Fez concurso em 1948, com o então Prefeito Victor Marques Porto, a Secretária de Educação da época era Florisbela Barbosa.
Iniciou a trabalhar ainda no mesmo ano, 1948, lecionando na Vila Silva, numa casinha ao lado de um velho moinho que ainda se mantém. Dava aula de 1ª à 5ª série, num total de 46 alunos, entre eles a professora lembrou do sr. Carlos Mota e da professora Osnelda.
Na época não tinha merenda e fazia planejamento das aulas, mas baseava-se mais em livros. Buscava ajuda com a professora Neuza Paes do Amaral (Grupo Escolar) e com a Secretária Florisbela.
As instalações eram precárias e a professora pagava o aluguel da escola com o seu salário.Não tinha mobiliário e o seu pai, sr. Pompílio Vargas, fez as classes e bancos e doou para a Escola. Nessa época o Prefeito foi na escola mas, embora com insistência da Secretária, não quis descer.
Ganhava Cr$ 321.000,00 e valia mais do que se ganha hoje, comprava-se muito mais coisas.
Aposentou-se com 29 anos de Magistério.
Contou ela que em 1948 lecionava-se todos os dias úteis da semana e também no sábado até as 10 h.
No inverno era 15 dias de férias e no verão segunda quinzena de dezembro, janeiro e fevereiro. As aulas começavam em março.
Os aumentos dos professores não eram iguais aos dos demais funcionários e davam o aumento quando queriam, não tinha lei que apoiasse a classe.
Lecionou no Posto Agropecuário, na casa dos Padres e depois em sua residência na Baixada do Rodeio.
A professora Zaida teve 10 filhos e a Licença Gestante era de um mês.
Hoje considera-se vitoriosa, aos 80 anos continua sócia do SIMCA onde vem todos os meses.
Parabéns, professora Zaida!
Sua persistência, carinho e dedicação, com certeza, deverá servir de exemplo a muitos Educadores iniciantes na Carreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário