quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Professor/ HEROI do dia a dia

         NEUZA CRUZ VON ZESCHAU

    Iniciou sua carreira como Professora no dia seis de abril de mil novecentos e sessenta e quatro na E. M. Monteiro Lobato, Passo do Maria Antônia, quarto distrito.
    O Prefeito da época era o Sr. João de Deus Nunes e a Secretária de Educação (na época tratada como coordenadora de educação) era a Professora Lurdes Brandão Jorge.
     A professora Neuza  lecionava de 1ª a 4ª série e no primeiro ano foram matriculados apenas alunos da 1ª série, tendo em vista ser a primeira escola na localidade, num  total de 39 alunos. Na época, vinha farinha para pão dos Estados Unidos, era bem branquinha, parecia maisena, e a professora fazia os pães em casa , completava os ingredientes que faltavam comprando de seu próprio dinheiro: os alunos adoravam.
     A merenda aumentou mas sempre a professora continuou preparando em casa e levando pronta para a escola.
    Fazia planejamento das aulas para cada série e mostrava os planos à SMEC.Uma vez recebeu um elogio tão gratificante que guardou por anos o caderninho que, diga-se de passagem, deve ter sido um ótimo incentivo para a professora.
    Naquele tempo os pais apoiavam muito a Escola e os alunos iam , realmente, para aprender, tinham interesse pelo saber.
    O material que a escola precisava era comprado sob encomenda prévia na Livraria Mundial do Sr. Fernando Sinoti e os pais pagavam, inclusive alguns ficaram devendo e a professora pagou.
     As férias  eram de um mês, em julho, e no verão  nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, eram 180 dias letivos.
     A professora Neuza nunca se sentiu cansada na Escola, amava o que fazia e isto lhe causava prazer, ficava, inclusive, muitas horas a mais trabalhando.
    Foi uma pessoa auto didata, nunca frequentara escola até 1976, quando estudou no Colégio Assis Brasil, em Pelotas, onde cursou o Magistério. Em 2001, entrou para a UCPEL, Extenção Canguçu, formando-se em Letras.
    Em 1994  fez concurso no Município e assumiu sua 2ª Carreira ,que atua até hoje. Na 1ª carreira aposentou-se em 1994, com 30 anos de profissão.
    Pessoa de garra,dedicada, responsável, orgulhosa do que faz e dos frutos que produziu enquanto MESTRA, é um exemplo a ser seguido.
        Parabéns Neuza , extensivo a todos os trabalhadores de Educação!
                                                                         SIMCA
                                                                           15/10/2010

Nenhum comentário: