O Prefeito da época era o Sr. João de Deus Nunes e a Secretária de Educação (na época tratada como coordenadora de educação) era a Professora Lurdes Brandão Jorge.
A professora Neuza lecionava de 1ª a 4ª série e no primeiro ano foram matriculados apenas alunos da 1ª série, tendo em vista ser a primeira escola na localidade, num total de 39 alunos. Na época, vinha farinha para pão dos Estados Unidos, era bem branquinha, parecia maisena, e a professora fazia os pães em casa , completava os ingredientes que faltavam comprando de seu próprio dinheiro: os alunos adoravam.
A merenda aumentou mas sempre a professora continuou preparando em casa e levando pronta para a escola.
Fazia planejamento das aulas para cada série e mostrava os planos à SMEC.Uma vez recebeu um elogio tão gratificante que guardou por anos o caderninho que, diga-se de passagem, deve ter sido um ótimo incentivo para a professora.
Naquele tempo os pais apoiavam muito a Escola e os alunos iam , realmente, para aprender, tinham interesse pelo saber.
O material que a escola precisava era comprado sob encomenda prévia na Livraria Mundial do Sr. Fernando Sinoti e os pais pagavam, inclusive alguns ficaram devendo e a professora pagou.
As férias eram de um mês, em julho, e no verão nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, eram 180 dias letivos.
A professora Neuza nunca se sentiu cansada na Escola, amava o que fazia e isto lhe causava prazer, ficava, inclusive, muitas horas a mais trabalhando.
Foi uma pessoa auto didata, nunca frequentara escola até 1976, quando estudou no Colégio Assis Brasil, em Pelotas, onde cursou o Magistério. Em 2001, entrou para a UCPEL, Extenção Canguçu, formando-se em Letras.
Em 1994 fez concurso no Município e assumiu sua 2ª Carreira ,que atua até hoje. Na 1ª carreira aposentou-se em 1994, com 30 anos de profissão.
Pessoa de garra,dedicada, responsável, orgulhosa do que faz e dos frutos que produziu enquanto MESTRA, é um exemplo a ser seguido.
Parabéns Neuza , extensivo a todos os trabalhadores de Educação!
SIMCA
15/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário